domingo, 28 de novembro de 2010

CONSUNI não examina progressão múltipla de associado

Mais uma vez a proposta de resolução sobre progressão múltipla, para a categoria de Professor Associado, não foi examinada na reunião do CONSUNI. É o primeiro item da ordem do dia, da próxima reunião do CONSUNI, a ser realizada no dia 2 de dezembro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Concursos em inglês?

Têm havido concursos na UFRJ com candidatos estrangeiros que não falam português. Algumas bancas têm traduzido as provas e admitido aulas em inglês. Preciso me posicionar a esse respeito na CPPD. O que os colegas pensam disso?

domingo, 14 de novembro de 2010

Informe sobre a última reunião da CPPD

A Comissão analisou  a minuta do novo plano de carreira do magistério superior, preparada pelo MPOG. A CPPD divulgará documento com suas observações sobre as propostas.

Processos de pedidos de progressão múltipla na categoria de associado ainda não podem ser examinados pela comissão, porque o CONSUNI não examinou a proposta de resolução encaminhada pela COMISSÂO em 15 de maio de 2010. Veja no link Associados a proposta de resolução da CPPD.

Pedidos de mudança de regime para 40h devem obedecer à nova resolução aprovada pelo CONSUNI, no dia 28 de outubro de 2010. Veja no link Processos o texto da resolução aprovada.

A CPDD na reunião do CONSUNI de 28 de outubro

CPPD na pauta do CONSUNI de 28/10/2010


Proc. 23079.035948/08-35 – CT/POLI

Progressão horizontal de Professor Associado I para Associado II. Considerado não apto pela Comissão de Avaliação. Decisão do Conselho de Coordenação do Centro de Tecnologia acatando a decisão da Comissão de Avaliação. Recurso à CPPD que não se manifestou. Recurso ao CONSUNI. Interessado: Joarez Bastos Monteiro.

CET, Relator Profª DIANA MAUL DE CARVALHO



10- Proc. 23079.050345/09-26 – CLA/EM

Solicitação de progressão horizontal de Professor Associado I para Associado II. Aprovado pela Comissão Avaliadora, pela Congregação da Escola de Música e pelo Conselho de Coordenação do CLA. Devolução do processo, pela CPPD, à Escola de Música para que a interessada adequasse o relatório de atividades ao período do interstício. Recurso ao CONSUNI. Interessada: Miriam Grosman.

CET, Relator Prof. ERICKSSON ROCHA E ALMENDRA

1 - Proc. 23079.025227/10-31 – UFRJ

Proposta de Resolução regulamentando a concessão do regime de trabalho excepcional de 40 horas semanais para a atividade docente. Texto consolidado.

(Em regime de votação)

8 - Proc. 23079.029281/06-42 – UFRJ

Proposta de alteração do Art. 2º da Resolução nº 07/2006, que trata da regulamentação da Progressão Funcional de Professor Associado.*

CLN, Relator Prof. ANTÔNIO FERNANDO CATELLI INFANTOSI

*O texto encontra-se na página dedicada a associados deste BLOG.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Avaliação discente dos docentes

Demorou e começou mal


O Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos – PUCRCE foi instituído pelo Decreto nº 94.664 de 23 de junho de 1987. No mesmo ano a PORTARIA MEC Nº 475 DE 26.08.87 expediu normas complementares para a execução do PUCRCE, dentre elas a avaliação dos professores pelo corpo discente. No entanto esse quesito jamais foi levado muito a sério e as comissões de avaliação docente dão asas à imaginação quando se trata de preencher esse campo no parecer de progressão de um docente.

Foi animador quando a Pró-Reitoria de graduação anunciou a implementação institucional da tão esperada avaliação discente (existem procedimentos propostos em alguns departamentos) através do sistema SIGA (ver vídeo explicativo). Primeiramente, não se trata somente de avaliação do docente, mas também da disciplina – inserção no currículo, condições materiais, etc. No entanto, os alunos não são obrigados a responder ao questionário, no todo e em parte. Ou seja, o aluno tem sempre a opção de não responder a cada pergunta feita... Do ponto de vista estatístico o cadáver não poderia ser pior para autópsia.

Não há também maiores explicações sobre o que a PR1 irá fazer com os dados obtidos. Divulgar para os docentes? Encaminhar para as chefias? Ou apenas elaborar um relatório geral?

Certamente não deve ter sido a intenção da Pró-Reitoria, mas que parece um procedimento feito apenas para constar, desencorajando mais uma vez a análise séria da opinião dos alunos sobre as disciplinas. Uma lástima, porque a evasão e a retenção estão aumentando na UFRJ e nas demais universidades federais, carecendo-se de dados explicativos sobre essa tendencia.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Publicada Portaria com a nomeação dos novos representantes na CPPD

 
PORTARIA Nº 3912, DE 18 DE OUTUBRO DE 2010


O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas

atribuições, conferidas pelo Decreto Presidencial de 24 de junho de 2003,

publicado no Diário Oficial da União nº 120, de 25 de junho de 2003,

Resolve nomear para um mandato de 03 (anos) contados a partir de

07 de outubro de 2010, os membros da Comissão Permanente de Pessoal

Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conforme abaixo.

• Representantes da Classe Associado

Efetivo: LUIS PAULO VIEIRA BRAGA

Suplente: DENISE FERNANDES LOPEZ NASCIMENTO

• Representante da Classe Adjunto

Efetivo: RONALDO DE SOUZA LIMA LEÃO

• Representantes da Classe Assistente

Efetivo: LUIZ CLAUDIO MOREIRA.GOMES

Suplente: MIRELLA GIONGO GALVÃO DA SILVA

• Representante da Classe Auxiliar

Efetivo: JOSÉ ALBUQUERQUE COSTA

BOLETIM Nº 43 - 28 DE OUTUBRO DE 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lista de presença

Foi pedido ao presidente da CPPD que restabeleça a lista de presença às reuniões da CPPD conforme consta no regimento.