quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reitor da UFRJ recebe CPPD

Reitor da UFRJ recebe CPPD

Luis Paulo Vieira Braga (Representante dos Professores Associados na CPPD)



No dia 14 de junho, por volta das 16:30, o Reitor da UFRJ recebeu os membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente(CPPD). A iniciativa de promover a reunião foi do Professor Vitor Mario Iorio, representante do CCJE na CPPD. A pauta foi estabelecida nas reuniões ordinárias da Comissão e sistematizada pelo seu presidente, prof. Ricardo Borges Barthem, em 9 (nove) itens: 1) Site da Comissão no Portal da UFRJ; 2) Ampliação e renovação do Corpo Técnico-Administrativo; 3) Melhoria da infra-estrutura de equipamentos; 4) Assento no CONSUNI; 5) Informatização dos Processos; 6) Acesso periódico ao Reitor; 7) Localização física da Comissão; 8) Tramitação de Processos e 9) Eleições para representantes do Ensino Básico.

O Reitor admitiu que não desenvolveu uma relação com a CPPD, embora reconheça a sua enorme importância. Apesar de encerrar seu mandato no dia 1º de Julho, comprometeu-se a envidar esforços para atender significativamente os três primeiros itens e também o último, formalizando a convocação das eleições no CONSUNI. Em relação aos demais, ponderou que caberá ao próximo Reitor levá-los em consideração, nesse sentido promoverá uma nova reunião da Comissão com sua participação.

Nos debates que se travaram, o Reitor indicou a necessidade de uma nova inserção para a CPPD, à medida que melhores condições de trabalho liberem seus membros de tarefas meramente burocráticas ou administrativas. Segundo suas próprias palavras, a CPPD deve redifinir seu espaço para que passe a ter uma atuação política.

Vários representantes manifestaram preocupação com a imagem desgastada da comissão, seja pelo prazo de tramitação dos processos, seja pelo conteúdo dos pareceres. Muitas das críticas são infundadas devido ao desconhecimento do volume de trabalho (nesses últimos meses foram 432 processos, somente de concursos!), ou da legislação vigente, que DEVE ser cumprida. Nesse sentido, o Reitor aconselhou que a CPPD visite os Conselhos de Centro e exponha o seu trabalho, alegando que o projeto Reitoria Itinerante foi de extrema utilidade na sua comunicação com o corpo social da universidade. A participação no CONSUNI também pode ser muito útil para atender os anseios e as dúvidas de docentes e da estrutura, ponderou a vice-presidente da CPPD, profa. Iris Rodrigues de Oliveira.

A reunião foi então encerrada pelo Magnífico Reitor com a perspectiva de um próximo encontro com a participação do futuro Reitor.